UFF também adotará sistema de cotas!!!!

05/06/2012 16:45

 

A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai adotar o sistema de cotas sociais já neste ano. No processo seletivo de acesso aos cursos de graduação, 25% das vagas serão destinadas a alunos de escolas municipais e estaduais de todo país. A decisão foi tomada na última reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa. A cota irá substituir o bônus de 20% na nota final, destinado anteriormente a esses estudantes. Outra mudança é a adesão total ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que já havia sido anunciada. Agora, 100% das vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Antes, a pontuação no exame do MEC valia apenas como metade da nota da primeira fase do vestibular. Do total das vagas oferecidas pela universidade, apenas 20% eram concedidas ao Sisu. De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proes) da UFF, Sérgio José, a medida afirmativa não vai contemplar alunos de colégios de aplicação de universidades federais e de escolas federais e militares e, também, da rede Faetec, mantida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. Além disso, para ter direito à cota, o aluno terá que comprovar renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio.

- A decisão não é um efeito vinculado ao fato do Supremo Tribunal Federal (STF) ter tornado constitucional as cotas universitárias. Para a UFF, a adoção de uma política de ação afirmativa é uma medida para torna a universidade mais inclusiva. Temos que dar mais oportunidades para as pessoas que não tem condições financeiras - explica Sérgio José.

No último ano, a UFF ofereceu mais de 9.600 vagas de ingresso nos cursos de graduação. Segundo o pró-reitor da Proes, neste processo seletivo, o número de oportunidades será maior ainda.

- Hoje somos a federal que disponibiliza o maior número de vagas. Estimamos que em cerca de quatro ou cinco anos seremos a maior universidade do país em número de matrículas - diz.



Fonte: O Globo

—————

Voltar