Estruturas geológicas

13/10/2011 23:37

 

1. Minerais

 

Elementos de composição química definida, formados por processos inorgânicos. Com o desenvolvimento científico, já se possui tecnologia para a produção artificial de vários minerais. Os minerais são encontrados basicamente na crosta terrestre. O Petróleo e o carvão são minerais com aspectos de formação diferente dos outros minerais, já que, são combustíveis fósseis formados por processo orgânico. Os minerais são classificados em dois grandes grupos: metálicos e não-metálicos.

  • Metálicos: Ouro, Prata, Ferro, Bauxita.
  • Não-Metálicos: ligados à indústria química (fosfato, cloreto de Sódio); à de  construção (cimento, água) e energético (carvão, petróleo).

2. As Rochas

Aglomerado de um ou mais minerais, ou um único mineral solidificado.

Tipos de rochas

Magmáticas ou Ígneas: provêm da consolidação do magma e são, por isso, de origem primária. Uma rocha magmática expressa as condições geológicas nas quais se formou, através de fatores como a textura e composição química. Segundo sua composição química, as rochas magmáticas podem ser agrupadas em dois grandes grupos:

  • Rochas Intrusivas ou plutônicas: são as rochas magmáticas formadas no interior da crosta terrestre, como exemplo temos o Granito.
  • Rochas Extrusivas ou vulcânicas: são rochas magmáticas determinadas a partir do momento em que o magma extravasa para a superfície. Um dos exemplos mais marcantes é o Basalto.

Sedimentares: São rochas formadas a partir de rochas pré-existentes destruídas (qualquer tipo). De forma mais ampla, incluem-se nesse segmento as rochas provindas de atividades biológicas, como os corais. Na superfície da Terra existe uma grande quantidade de exemplos de rochas sedimentares, como é o caso da areia, do seixo e da argila. Essas rochas podem ser depositadas sob lagos, parte continental ou mares. Essa deposição pode ser feita pelo vento, rios e pela atividade antrópica.

Metamórficas: sob elevada temperatura e pressão, qualquer rocha magmática e sedimentar pode ser transformada em uma rocha metamórfica. Essa modificação ocorre na aparência e na composição, pois os minerais que formam essas rochas sofrem alterações. São exemplos de rochas metamórficas o mármore (calcário) e a Ardósia (argilito).

Ciclo das Rochas

Após arrefecimento, o magma solidifica originando rochas magmáticas. Estas podem formar-se à superfície devido a processos vulcânicos, ou no interior da crosta. Uma vez expostas à superfície, as rochas sofrem meteorização e erosão, processos promovidos pela água e pelo ar, originando sedimentos. Estes depois de transportados pela água e pelo vento, depositam-se em zonas deprimidas da crosta continental ou oceânica. Devido a fenomenos de subsidência, os materiais da crosta vão afundando aumentando a pressão e a temperatura. Originam então rochas sedimentares. Continuando o processo de subsidência crustal, em que a pressão e a temperatura aumentam, as rochas sofrem recristalizações no estado sólido dos seus minerais. Surgem as rochas metamórficas. Caso a temperatura ainda aumente mais as rochas fundem originando-se o magma, que pode voltar a formar novamente rochas magmáticas.

3.  Tipos de Estrutura

Escudo Cristalino

  • Estrutura mais antiga;
  • Também conhecida como Maciços Antigos;
  • Era pré-cambriana (proterozóica e arqueozóica);
  • Ocupa cerca de 32% do território Brasileiro;
  • Formado por rochas magmáticas e metamórficas;
  • Presença de vários minerais (ferro, bauxita, ouro, prata);
  • São áreas que sofrem intensa ação erosiva.

Bacias Sedimentares

  • Período: Era mesozóica e paleozóica;
  • Ocupa uma área de cerca de 64% do território nacional;
  • Presença de petróleo, carvão mineral e urânio.

Dobramentos Modernos

  • Estrutura geológica mais recente;
  • São exemplos de dobramentos modernos os Alpes, An.des e Himalaia e áreas de vulcanismo.
  • Não existem no Brasil; 
  • Era cenozóica.

O Brasil é um país de estrutura geológica antiga e possui dois tipos básicos, os escudos cristalinos e as bacias sedimentares.

4. Relevo Submarino

A amplitude das marés é a diferença entre o nível mínimo da maré baixa e o nível máximo da maré alta. A amplitude média das marés no Planeta é da ordem de 1 a 3 metros. No entanto, existem áreas no Planeta que a mudança da maré é imperceptível, como nos mares fechados. No Brasil, as maiores amplitudes de marés são registradas no litoral do Maranhão, onde podem alcançar até 8 metros.

 

5. Eras Geológicas

As eras geológicas são divisões por escala de tempo geológico que podem ser subdivididos em períodos a fim de se conhecer a longa vida do planeta. As eras são caracterizadas pelas formas em que os continentes e os oceanos se distribuíam e os seres viventes que se encontravas neles. 

A Era Pré-Cambriana

É a mais antiga que se conhece onde não se pode afirmar com exatidão o seu início, mas acredita-se que esta era se prolongou por mais de 4 bilhões de anos. Esta data se fez conhecida através de estudos baseados na radioatividade que consegue detectar a perda de partículas em átomos instáveis. Os continentes desta era eram formados por rochas metamórficas e ígneas. Acredita-se que estavam localizadas nelas as maiores reservas de minérios e pedras preciosas. É também marcada pelo início da vida no planeta que são mostrados em fósseis de 2 bilhões de anos originados de algas, medusas, bactérias e etc.

 A Era Paleozoica

 É a era que vem depois da pré-cambriana e antecessora da era mesozoica. Neste período que durou entre 325 e 280 milhões de anos, surgiram os primeiros animais invertebrados. Por ser dividida em seis períodos, cambriano, ordoviciano, siluriano, devoniano, carbonífero e permiano, o aparecimento desta classe de animais se fez presente no período mais antigo, o cambriano.  Neste período rodeado de transformações está registrada a existência da grande extinção de espécies que chegou a 90%. Também se pode destacar a formação da Pangeia a partir de diversos blocos de rochas menores que se colidiram.

 A Era Mesozoica

É a era posterior à paleozoica e a que vem antes da cenozoica. É conhecida como a Idade dos Répteis devido ao aparecimento dos dinossauros neste período, além de moluscos e outros. O clima do planeta neste período era quente, uniforme e tendia para o resfriamento dos polos. Já era possível observar a formação dos continentes do sul. Seu período de duração ficou entre 140 e 160 milhões de anos que se dividem em períodos denominados Triássico, Jurássico e Cretáceo. Durante estes períodos ocorrem importantes mudanças no cenário do planeta como a extinção dos dinossauros, a proliferação de amonites, que também foram extintos, o surgimento das aves, peixes, mamíferos e plantas angiospermas.

 A Era Cenozoica

 É a era posterior à mesozoica e se iniciou a 60 milhões de anos. É marcada pelo surgimento da vida humana sobre a Terra e o aperfeiçoamento das espécies já existentes. Observa-se a formação de Alpes, Andes e do Himalaia a partir da grande movimentação vulcânica e o enorme número de mamíferos que passam a dominar a Terra após a extinção dos dinossauros. Os mamíferos se espalham com facilidade por todo o território. 

 

—————

Voltar