FONTES DE ENERGIA - Parte 1

28/11/2011 18:29

 

    O homem, desde a sua formação, se utiliza da energia para a sobrevivência. A partir do momento em que começou a se organizar em sociedade passou a utilizar outras fontes de energia, como a tração (boi), o fogo (queima de madeira), a água (rodas d’água) e o vento (moinhos de vento). Um marco alterou significativamente a forma de utilização das fontes de energia, esse marco é conhecido como Revolução Industrial. Nesse  período foram utilizadas fontes de maior poder energético, como: o carvão mineral, e posteriormente, o petróleo e o gás natural.

    Existe uma péssima distribuição das fontes de energia no Globo e também um nível desigual de utilização. Segundo dados recentes do Relatório de Desenvolvimento Mundial, cerca de um quinto da população consomem aproximadamente 60% da energia total produzida, enquanto as regiões mais pobres consomem apenas 4% da energia, esse quinto da população é caracterizado pelos países mais ricos e industrializados do mundo, conhecidos como países centrais.

FONTES DE ENERGIA

  • Renováveis: são fontes cíclicas (água, energia solar, álcool, ventos).
  • Não-Renováveis: são fontes que à medida que são utilizadas ficam escassas e tendem a se esgotar (petróleo, carvão, minerais metálicos, urânio).

OUTRA CLASSIFICAÇÃO

  • Arcaica ou antiga: força muscular e humana, fogo etc.
  • Moderna: carvão mineral, petróleo, gás natural, hidroelétrica, termoelétrica.
  • Alternativa: solar, eólica, biomassa, geotérmica.

PETRÓLEO

Características

Hidrocarboneto fóssil de origem orgânica, formado em ambientes planctônicos, formado basicamente de carbono e hidrogênio. Localizado em bacias sedimentares, o petróleo pode migrar de seu local de formação através de rochas permeáveis, se armazenando em áreas com rochas porosas como o calcário e o arenito, formando os depósitos ou lençóis petrolíferos.

Utilizado como fonte de energia desde 1895, quando ocorreram as primeiras perfurações nos Estados Unidos. Cerca de cinco anos após a descoberta do petróleo, já existiam nos Estados Unidos nada menos que 540 companhias petrolíferas. Não é só utilizado como combustível, mas como matéria-prima de produtos plásticos. No ano de 1928, foi formado um cartel constituído por sete empresas, sendo cinco delas empresas americanas SETE IRMÃS: Schell (Holandesa), Texaco, Guilf (Standard Oil), Mobil, Chevron, Exxon (Esso), British  --Petroleum (inglesa). Essas empresas controlavam o comércio externo do petróleo.

Por causa do alto nível de exploração gerado pelas sete irmãs, grandes países produtores de petróleo, responsáveis por 40% da produção e por 60% das exportações formaram um novo cartel, a OPEP (Organização dos países exportadores de petróleo), e hoje são eles quem dominam o volume de produção e têm influência direta no preço do produto.

Membros da OPEP: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuweit, Venezuela, Líbia, Argélia, Nigéria, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Catar. Essa organização foi fundada em 1960, por meio do acordo de Bagdá.

EUA é um grande produtor de petróleo, contudo também se caracteriza como um grande consumidor (sabe que é um recurso escasso). Esse país não sofreu grande abalo pela criação da OPEP: por causa dos petrodólares, grande parte dos investimentos derivados do lucro da venda do petróleo é feito nos Estados Unidos.

CRISES MUNDIAIS X PETRÓLEO

  • 1ª Crise: 1973 (Yom Kippur), o preço do barril 27 dólares/barril.
  • 2ª Crise: 1979 (Irã X Iraque), o preço do barril 34 dólares/barril.
  • 3ª Crise: 1990 (Invasão do Kuweit) o preço máximo até hoje 40 dólares/barril.

Os principais países que sofreram com a crise do petróleo foram o Japão e países da Europa, devido à escassez do produto, e os países subdesenvolvidos, que recorreram ao endividamento externo.

PETRÓLEO NO BRASIL

O petróleo no Brasil foi extraído primeiramente na região de Lobato, na Bahia, no ano de 1938. Verificando o crescimento no consumo do petróleo a nível internacional, o governo brasileiro criou a Petrobrás no ano de 1953. A Petrobrás é uma das empresas mais importantes no campo energético em nível mundial. Atualmente ela possui o monopólio da pesquisa e prospecção, extração e refino, mas não no transporte e na distribuição. A Petrobrás é a empresa que domina a tecnologia em extração em zonas profundas.

Contrato de Risco: foi uma política de abertura da possibilidade de aumentar as áreas petrolíferas no país. Essa política abria a possibilidade para empresas estrangeiras de encontrar jazidas de petróleo, algumas empresas, como a Shell, ingressaram nessa política, sem obter sucesso. Com a implementação da Constituição de 1988, essa política foi abandonada. O Brasil ainda não atingiu sua auto-suficiência em petróleo (produz cerca de 70% do petróleo que consome).

Problemas da Petrobrás

  • Problemas com oleodutos: acidentes com rompimentos de dutos de ligação, que proporcionaram impactos ambientais Um dos maiores exemplos foi a refinaria de Araucária.
  • P-36: maior plataforma de extração de petróleo da Bacia de Campos. Essa plataforma afundou no ano de 2001, acarretando um forte prejuízo para a empresa.
  • Baía de Guanabara: desastre ecológico ocasionado pelo vazamento de petróleo bruto de um navio pertencente à Petrobrás.

Importância do petróleo

  • Elemento altamente versátil (diversificado).
  • Ocorre em forma líquida, melhor para a distribuição e transporte.
  • Tem maior poder calórico que o carvão.

Problema do petróleo

  • Escassez do produto no futuro devido à utilização em larga escala (desde a II Revolução Industrial).
  • Problemas ambientais: chuva ácida, poluição de rios, mares, agravamento do efeito estufa.

 

CARVÃO

Também é um elemento fóssil de origem orgânica. Fonte energética inicial da Revolução Industrial. As etapas de formação do carvão são: turfa, linhito, hulha e antracito. À medida que concentra menos oxigênio e água, forma-se maior concentração de carbono, com isso queima mais e se torna mais eficiente. Vai da turfa (menor qualidade) até o antrácito (melhor qualidade).  Hulha também é conhecida como coque -muito utilizado em metalúrgicas.

As principais reservas encontram-se nas áreas temperadas. As principais jazidas de carvão mineral no mundo são: a China, EUA e Rússia. Fonte muito utilizada nas termoelétricas convencionais e siderúrgicas.

No Brasil é de baixa qualidade, sendo extraído em pequena quantidade. Áreas onde se encontra: Região Sul do país (Santa Catarina), Lauro Müller e Criciúma

 

 

—————

Voltar