FONTES DE ENERGIA - PARTE 2

05/12/2011 18:23

 

GÁS NATURAL

Conceito: O gás natural é uma energia de origem fóssil que se encontra no subsolo e procede da decomposição de matéria orgânica retirada entre as camadas rochosas. Sua origem fóssil provém da decomposição vegetal e animal há milhares de anos atrás. Este processo de erosão levou remanescentes biológicos através de rios e riachos em direção às costas, onde foram depositados com lama e sedimentos. Através do tempo, foram sendo cobertos por mais e mais sedimentos e gradualmente foram sendo comprimidos pelo peso das camadas de sedimentos. Com o tempo, o material que continha, originalmente, remanescentes biológicos, tornou-se rocha sedimentar. Hoje, essas rochas sedimentares, arenitos, xistos e dolomita são os locais onde geralmente são encontrados os depósitos de petróleo e gás natural. Muitas vezes eles ficam retidos entre as camadas de rocha que foram formadas sobre as rochas sedimentares que as produziram.

Como o gás natural é o combustível fóssil de queima mais limpa, pode ajudar na manutenção da qualidade do ar e da água, especialmente quando usado em substituição a outras fontes de energia mais poluentes. O gás natural é um produto incolor e inodoro, não tóxico e mais leve que o ar. Uma vez extraído do subsolo, deve ser transportado às zonas de consumo, que podem estar próximas ou a quilômetros de distância. O transporte de suas jazidas até as áreas de consumo se realiza através de tubos de aço de grande diâmetro, chamados de gasodutos.

De Onde Vem: O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos, sendo o gás metano o de maior proporção. Esta composição é a razão de sua ampla aceitação como combustível mais limpo que existe: sua composição produz menos dióxido de carbono (CO2) que outras fontes energéticas e contribui, significativamente, para a diminuição do efeito estufa. A emissão de óxido de nitrogênio (NO2) é considerada menor e são praticamente nulas as emissões de dióxido de enxofre (SO2), partículas e compostos orgânicos. A limpeza, versatilidade, alto rendimento e economia do gás natural são as razões que o tornam especialmente útil em qualquer processo de geração de calor e frio, aquecimento de água ou ambiente, pois ele tem múltiplas aplicações no lar, no comércio e na indústria. Sua utilização em veículos automotivos e na climatização de ambientes é apenas uma amostra das inúmeras aplicações do gás natural.

Fatores Positivos

Segurança

  • Por ser mais leve que o ar, ele se dissipa rapidamente na atmosfera, sendo por isso mais seguro.
  • O gás natural não precisa ser armazenado nem estocado.

Economia

  • É a energia de fornecimento contínuo mais barata.
  • É paga somente após o consumo.
  • Diminui os custos de manutenção dos equipamentos, pois não produz resíduos em sua combustão, aumentando a vida útil dos equipamentos.

Modernidade

  • Uma das únicas energias com grande variedade de utilizações.
  • Permite um alto rendimento aos equipamentos.

Comodidade

  • Dispensa a estocagem, evitando o manuseio de recipientes pesados.
  • O espaço pode ser melhor utilizado para o conforto da empresa e moradia.

Fornecimento Contínuo

  • Seu fornecimento é ilimitado e sem interrupções.
  • Ano após ano, mais e mais jazidas de gás natural são descobertas.

Meio Ambiente

  • O gás natural é consumido tal qual é extraído da natureza.
  • Não produz resíduos tóxicos. É uma energia limpa, pois libera somente vapor d´água e gás carbônico, os mesmos elementos liberados pela natureza.
  • Contribui na melhoria da qualidade de vida da população.

Usos Industriais

  • Na geração de energia elétrica ou térmica;
  • Na alimentação de fornos e caldeiras;
  • Na geração de vapor;
  • Na secagem de cerâmica.

Usos Comerciais

  • Em Restaurantes, hotéis, motéis, padarias, lavanderias, hospitais, clubes, escolas, shopping centers, supermercados e academias de ginástica, entre outros;
  • Para utilização em cozimento de alimentos, aquecimento e climatização de ambientes e aquecimento de água;
  • Utilizado também em equipamentos como fornos, fogões industriais, churrasqueiras, fritadeiras, etc.

Gás Natural Veicular(Gnv)

  • É usado para o abastecimento de frotas;
  • Abastecimento de táxis;
  • Abastecimento de ônibus;
  • Abastecimento de veículos particulares.

Usos Residenciais

  • Para o cozimento de alimentos;
  • No aquecimento da água (chuveiros e torneiras), inclusive a das piscinas;
  • Para gerar eletricidade em horário de ponta;
  • Em secadoras de roupas e lavadoras de louças;
  • Nos aparelhos de ar refrigerado, para climatização de ambientes (lareiras e calefação).

História do Gás Natural

Segundo alguns registros antigos, descoberta do gás natural ocorreu no Irã entre 6000 e 2000 a.C. e na Pérsia, utilizavam o combustível para manter aceso o "fogo eterno", símbolo de adoração de uma das seitas locais. O gás natural já era conhecido na China desde 900 a.C., mas foi no século X que o país começou a extrair a matéria-prima, com o objetivo de secar pedras de sal. Utilizavam varas de bambu para retirar o gás natural de poços com profundidade aproximada de 1000 metros.

Na Europa, o gás natural só foi descoberto em 1659, não despertando interesse por causa da grande aceitação do gás resultante do carvão carbonizado (town gas), que foi o primeiro combustível responsável pela iluminação de casas e ruas desde 1790. Já nos Estados Unidos, o primeiro gasoduto com fins comerciais entrou em operação na cidade de Fredonia, no Estado de Nova York, na década de 20, fornecendo energia aos consumidores para iluminação e preparação de alimentos.

O gás natural passou a ser utilizado em maior escala na Europa no final do século XIX, devido ao queimador Bunsen, em 1885 (por Robert Bunsen) - que misturava ar com gás natural - e a criação de um gasoduto à prova de vazamentos, em 1890. Mesmo assim, as técnicas de construção eram modestas e os gasodutos tinham no máximo 160 km de extensão, impedindo o transporte de grandes volumes a longas distâncias, e, conseqüentemente, reduzindo a participação do gás natural no desenvolvimento industrial, marcado pela presença de óleo e carvão.

No final de 1930, os avanços na tecnologia de construção de gasodutos viabilizaram o transporte do gás natural para longos percursos. O mercado industrial do gás natural era relativamente pequeno até a II Guerra Mundial, quando então o gás natural tornou-se extremamente disponível. Entre 1927 e 1931, já existiam mais de 10 linhas de transmissão de grande porte nos Estados Unidos, mas sem alcance interestadual. A descoberta de vastas reservas também contribuiu para reduzir o preço do gás natural, que se tornou uma opção mais atraente que o "town gas".

O boom de construções pós-guerra foi responsável pela instalação de milhares de quilômetros de dutos, proporcionado pelos avanços em metalurgia, técnicas de soldagem e construção de tubos. Desde então, o gás natural passou a ser utilizado em grande escala por muitos países, devido às inúmeras vantagens econômicas e ambientais.

GNV

Qualquer veículo pode facilmente ser adaptado para também utilizar o GNV, seja a álcool ou a gasolina. A utilização do GNV, além de segura e dos grandes benefícios que traz ao meio ambiente, é muito mais econômica. Economia comprovada. Essa é a principal vantagem do GNV, pois é muito mais barato do que qualquer outro combustível. Usar GNV significa uma economia que varia de 60% a 75% em relação à gasolina. Segurança completa garantida. Os cilindros de alta pressão, responsáveis pelo armazenamento do GNV nos veículos, são resistentes a choques, colisões e até mesmo ao impacto de projéteis de armas de fogo. O álcool se inflama a uma temperatura de 200 ºC, a gasolina a 300 ºC e o gás se queima a 620 ºC . O abastecimento é feito sem que o produto entre em contato com o ar, o que elimina a possibilidade de combustão. Colaboração com o meio ambiente. A queima do GNV é muito mais limpa do que a dos outros combustíveis, por isso libera menor quantidade de resíduos poluentes, colaborando para a preservação do meio ambiente. Sucesso mundial, além de adotado em diversos países, como Argentina, Austrália, Itália, Canadá e países da Comunidade Européia, o GNV tem sido objeto de estudo em diversas montadoras, e é considerado a melhor opção contra o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio. Em veículo bi-combustível, a conversão do carro para o GNV não elimina a possibilidade de utilizá-lo com o seu combustível original. Com a conversão o veículo torna-se bi-combustível.

Abastecimento: as companhias distribuidoras de gás e as grandes distribuidoras de combustível estão investindo na expansão de novos postos de abastecimento. Mais de quinze estados possuem postos de abastecimento espalhados pelo país. Original, o GNV é um dos combustíveis convencionais, o único impossível de ser adulterado nos postos de abastecimento.

GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL: trará o gás natural para abastecimento interno (hoje trabalha com 20% da sua capacidade), sendo que grande parte desse combustível será para abastecimento de indústrias e de termoelétricas. Hoje, essa forma de energia é utilizada por taxistas no Rio de Janeiro. Considerada a fonte de energia do futuro.

—————

Voltar