GEOPOLITICA E ECONOMIA DO PERIODO PÓS-SEGUNDA GUERRA

16/09/2011 18:43

 

REORDENAÇÃO GEOPOLITICA

Com a derrota da Alemanha, Japão e Itália e o enfraquecimento do Reino Unido e da França na segunda guerra, o mundo foi levado por mudanças econômicas e geopolíticas denominado GUERRA FRIA. Os EUA agora do bloco capitalista, consolida a sua hegemonia e do outro lado, a URSS definiu o bloco socialista.

Os EUA lançaram em 1947 a Doutrina Trumam que tinha por objetivo a contenção do socialismo, impedindo a expansão da URSS, criando alianças militares como a OTAN e o Plano Marshall que foi criado para ajudar a economia dos países da Europa Ocidental afetados pela guerra, frear a influencia comunista e recuperar mercados para produtos e capitais norte-americanos.

Durante esse período o mundo foi marcado pela bipolarização do poder entre os EUA e a URSS, que buscavam suas respectivas zonas de influencia. Para isso mergulharam em uma acirrada corrida armamentista, na tentativa de chegar a um equilíbrio de forças. Imperou uma paz armada.

A guerra fria dividiu o mundo em blocos geopolíticos e ideológicos rivais: o bloco ocidental compreendia os países capitalistas aliados aos EUA e o bloco oriental, os socialistas aliados a URSS. Era o conflito Leste-Oeste, onde cada potencia tentava disseminar seus valores e visões de mundo.

Ela se estendeu ate o desaparecimento de seus principais símbolos: o Muro de Berlin, em novembro de 1989, a reunificação da Alemanha, em outubro de 1990, o desmantelamento do pacto de Varsóvia, em abril de 1991 e a dissolução do império soviético em dezembro de 1991.

A REORDENAÇÃO ECONÔMICA

Em julho de 1944 o EUA se reuniu com 44 países na chamada Conferencia de Bretton Woods para lançar um plano que visava garantir a reconstrução e estabilidade da economia mundial após o termino da guerra. Nessa reunião, foi estabelecido um novo padrão monetário, o dólar-ouro, em substituição ao ouro.

Durante esta conferencia foram constituídos dois organismos ate hoje muito atuante: BIRD e o FMI. Ao BIRD caberia inicialmente, o financiamento da reconstrução dos países devastados pela guerra e posteriormente, o financiamento a longo prazo de projetos visando ao desenvolvimento dos países-membros.

Ao FMI caberia zelar pela estabilidade financeira mundial, garantindo empréstimos a curto prazo a esses países quando estivesses com dificuldades. O FMI zelaria também pela estabilidade nas taxas de cambio e pela paridade das moedas dos países-membros, tendo o dólar como padrão de referência.

No inicio da década de 1950, foi elaborado o Plano Colombo, similar ao Marshall para estimular o desenvolvimento dos países sul e sudeste da Ásia.  Em 1947, foi constituído o GATT (acordo geral de tarifas e comercio) para estimular o comercio mundial. Em 1995 passou a ser chamado de OMC.

O MUNDO DA GUERRA FRIA

Os EUA constituíram blocos militares com o objetivo de impedir a expansão da zona de influencia da URSS. Para conte-los, os EUA criaram varias alianças militares na Europa, na Ásia e na Oceania, a mais importante dessas organizações foi a OTAN (organização do tratado do atlântico norte) criada em 1949, com sede na Bélgica, para defender a Europa Ocidental da ameaça soviética.

A Alemanha foi dividida em duas, em maio de 1949, foi criada a Alemanha Ocidental nas zonas ocupadas pelo EUA, Reino Unido e França e a Alemanha Oriental sob controle soviético. Ate a década de 1960, a Alemanha Oriental atravessou períodos de crise econômica. Dessa época, muitos deixaram o setor oriental em busca de melhores oportunidades de trabalho no setor ocidental. Para acabar com esse êxodo de trabalhadores e reafirmar a sua soberania, as autoridades orientais construíram o Muro de Berlim.

O MUNDO POS GUERRA FRIA    

Com a queda do muro de Berlin (símbolo da guerra fria) em novembro de 1989, a reunificação as Alemanha, a dissolução do pacto de Varsóvia em abril de 1991 e o fim do império soviético, a guerra fria chega ao fim.

Após declarar a independência da Rússia, o presidente Boris Yeltsin reuniu-se com a Ucrânia e de Belarus e firmou um acordo e criou a CEI em substituição a URSS, sendo que a CEI não é um Estado, mas uma aliança de Estados independentes.

UMA ORDEM MULTIPOLAR OU UNIPOLAR?

No mundo bipolar da guerra fria, o poder se baseava sobretudo na capacidade militar das duas superpotências. No mundo pos guerra fria, o poder é medido mais pela capacidade econômica: disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação de mão de obra, nível de produtividade e índices de competitividade.

Os países economicamente mais poderosos do mundo atualmente são os EUA, Japão, Alemanha e a China, sendo que os EUA cresceram sem parar na década de 1990, reformando a sua hegemonia. Por isso, segundo muitos analistas, vivemos no mundo unipolar.

CONFLITO NORTE X SUL

O conflito norte x sul é de natureza econômica, portanto diferente do extinto conflito leste x oeste de natureza geopolítica. O aspecto socioeconômico é uma das formas utilizadas atualmente para a regionalização do planeta, divide-se o mundo em países desenvolvidos (norte) e subdesenvolvidos (sul).

Um dos grandes problemas decorrente da desigualdade entre o norte e o sul, são as migrações em massa, fenômeno cada vez mais preocupante por causa de suas dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e geopolíticas.

Com o fim da guerra fria, muitos conflitos vieram à tona, a instabilidade e a desordem no mundo aumentaram. Antes os conflitos eram interestados, hoje a guerra é contra as redes terroristas, uma das quais, a Al Qaeda, que atacou os EUA em seu próprio território.

 

—————

Voltar