INTRODUÇÃO A CLIMATOLOGIA

27/10/2011 15:09

 

1. Características da Atmosfera

A Atmosfera é composta basicamente de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% dividido entre os outros gases. É incolor, transparente e não possui cheiro.

2. CAMADAS DA ATMOSFERA

Desde a parte mais externa até a superfície terrestre, temos as seguintes camadas:

Exosfera: é a camada mais externa da atmosfera. Começa mais ou menos a 600km de altitude, e seus limites superiores são imprecisos. Nessa camada, a inexistência de ar permite temperaturas elevadíssimas (mais de 1.000ºC), razão pela qual as naves espaciais devem ser construídas com materiais super-resistentes.

Ionosfera: prolonga-se da mesosfera até cerca de 600km. O ar é muito rarefeito e carregado de íons (partículas eletrizadas que têm a propriedade de refletir as ondas de rádio, o que torna possível captar essas ondas provenientes de longas distâncias, como de outros países, por exemplo). É nessa camada que os meteoros  popularmente chamados de estrelas cadentes) se desintegram.

Mesosfera: dá início à chamada atmosfera superior e vai da tropopausa até 80km de altitude. Ao contrário do que ocorre na estratosfera, aqui a temperatura diminui com a altitude (o ar é muito rarefeito), podendo atingir –90ºC no limite superior.

Estratosfera: estende-se a partir da troposfera até cerca de 50km. Ao contrário do que ocorre na troposfera, aqui a temperatura aumenta com a altitude, chegando a atingir cerca de 2ºC na parte superior. O vapor de água é quase inexistente e consequentemente não existem nuvens. Essa camada é particularmente importante devido à presença do gás ozônio, que filtra a maior parte dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Se não fosse o ozônio, morreríamos pela ação dos raios ultravioleta.

Troposfera: atinge até cerca de 10 a 12 km de altitude e concentra 75% dos gases e 80% da umidade atmosférica (vapor de água, cristais de gelo etc., que formam as nuvens). É a camada que nos envolve diretamente e na qual ocorrem as perturbações atmosféricas. Na troposfera, a temperatura diminui em média 6,5ºC/km à medida que nos elevamos, podendo atingir –60ºC na parte superior, que é chamada de tropopausa.

3. ASPECTOS GERAIS DE CLIMA E TEMPO

Clima: o Clima é um fator constante (estado médio), não altera com frequência. As medições do clima são feitas em média a cada 35 anos.

Tempo: o tempo é um fator variável das condições atmosféricas, de um determinado lugar a um certo momento estabelecido. O tempo pode alterar a qualquer momento, no mesmo dia e local pode ocorrer várias alterações do tempo como, chuva, sol, frio, calor. Esses fatos ocorrem pela grande dinâmica espacial.

 

4. FATORES DO CLIMA

Latitude: a latitude também influencia na formação do clima, no sentido de que à medida que aumenta a latitude, o clima tende a ficar mais frio, devido à diminuição de incidência dos raios solares.

Altitude: quanto mais alta for a região, o clima estará propício para se tornar mais frio. Esse fato ocorre porque a atmosfera se aquece por irradiação, o calor é transferido da superfície da terra para cima, quanto mais alto, mais rarefeito torna-se o ar, determinando uma diminuição da irradiação.

Continentalidade: o aquecimento e o resfriamento e extremamente rápidos, o que determina uma ampla amplitude térmica, pois a umidade diminui.

Maritimidade: o mar funciona como um verdadeiro regulador térmico, graças à sua grande capacidade de se aquecer e perder calor muito mais lentamente do que as áreas continentais. Esse fator faz com que as amplitudes térmicas variem pouco.

Correntes Marítimas: determinam aquecimento ou resfriamento das massas de ar e áreas litorâneas. Um exemplo típico é a corrente de Humboldt ou do Peru, que resfria a massa quente e úmida vinda do pacífico, determinando chuvas no próprio oceano. Essas massas chegam secas ao continente, estabelecendo a formação de áreas extremamente áridas, como o deserto de Atacama, no Chile.

Relevo: o relevo de uma região pode conter a passagem de massas úmidas, o que proporciona alterações climáticas significativas na região.

Homem: um dos principais agentes do clima. Possui o poder de alterar toda a conjuntura climática de uma região.

Pressão Atmosférica: as massas de ar dirigem-se de uma área de alta pressão (anticiclonar) para uma área de baixa pressão (ciclonal) levando consigo aspectos de pressão, umidade e temperatura.

 

5. ELEMENTOS DO CLIMA

Temperatura;

Umidade;

Precipitação;

Vegetação.

 

6. MASSAS DE AR NO BRASIL

mEa Massa Equatorial Atlântica: Origina-se da região do Equador, abrange todo o litoral do nordeste. Massa quente e úmida.

mEc Massa Equatorial Continental: Origina-se no interior da Amazônia e abrange a própria região Norte. Massa quente e úmida.

mTa Massa Tropical Atlântica: Originária da região do trópico de Capricórnio, abrange principalmente o litoral sudeste e sul. Massa quente e úmida.

mTc Massa Tropical Continental: Originária da depressão do Chaco boliviano (pantanal do Brasil). Influencia a região central do Brasil. Massa quente e seca.

mPa Massa Polar Atlântica: originária da Patagônia, influencia no clima do Brasil, principalmente no inverno (chuvas frontais no Nordeste e friagem na Amazônia). Massa fria e úmida.

Frentes: quando a massa de ar frio avança sobre a quente é denominada de frente fria, quando a massa de ar quente avança fazendo com que a massa de ar frio recue é chamada de massa de frente quente. Quando ocorre a parada das massas de ar devido à forte intensidade das duas é chamada de frente estacionária.

 

7. TIPOS DE CHUVA

 

Orográfica: também conhecida de “chuva de relevo”, ocorre devido a elevação da massa de ar, devido à presença de algum obstáculo (serras, chapadas, morros) que, atingindo uma altitude mais elevada precipita-se (áreas a barlavento), se dirigindo ao outro lado do relevo (sotavento). A massa de ar já não possui umidade.

Convectiva: são chuvas em que o ar aquece, evapora, condensa e precipita (movimento vertical do ar). A precipitação normalmente ocorre em locais diferentes do local de evaporação. Essas chuvas são normalmente de baixa intensidade e duradouras.

Frontal: esse tipo de chuva ocorre pelo choque de uma massa quente com uma massa fria, ocasionando chuvas rápidas, contudo muito intensas.

 

8. TIPOS DE CLIMA

Dentre os mais variados tipos de clima existentes, os principais são: 


Clima Equatorial: Com temperatura média de 25ºC, é caracterizado por períodos quentes e chuvosos durante quase todo o ano. 

Clima Tropical: Possui variação de temperatura, sendo que o inverno é marcado por temperaturas médias acima dos 20ºC, com períodos de seca; e verão com temperatura média superior a 25ºC, com período de chuvas abundantes. 

Clima Subtropical: Possui variação de temperatura, sendo que o verão é marcado por temperaturas entre 15 e 20ºC e o inverno marcado por temperaturas entre 0 a 10ºC. 

Clima Desértico: Possui temperaturas médias entre 20ºC e 30ºC. É caracterizado por ser bastante seco.

Clima Temperado: Possui boa definição das estações do ano, porém sofre alteração em regiões próximas aos oceanos e mares, onde o inverno é menos rigoroso e o verão mais ameno. 

Clima Mediterrâneo: Possui temperaturas médias superiores a 25ºC com verão quente e seco e inverno chuvoso. 

Clima Frio: Possui temperaturas médias negativas pelo fato do inverno ser mais longo e rigoroso. O verão ocorre em um período curto de forma amena. 

Clima de Montanhas: Possui temperatura variável de acordo com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor é a temperatura. Mesmo em regiões tropicais, o clima de montanha é predominante nesse relevo. 
 

 

—————

Voltar