Japão - breve resumo

16/10/2011 16:00

 

Histórico

O Japão era um país que se apresentava com uma política altamente fechada, possuindo apenas relações de cunho comercial e político com países do oriente.

No ano de 1854, os Estados Unidos bombardearam os portos japoneses, pressionando o governo a realizar a abertura do seu mercado. Essa abertura marcou o surgimento da Era Meiji.

O Japão Meiji foi uma potência militar expansionista, anexou várias ilhas e regiões dentro do espaço do Pacífico, participou de vários conflitos na região, destacando-se os conflitos na China e na Coréia.

Essas áreas de influência eram ótimas fontes de matéria-prima para as grandes empresas familiares que brotavam no Japão - Zaibatsu.

O expansionismo japonês atingiu o auge na Segunda Guerra Mundial, com o ataque à base norte americana de Pearl Harbour (1941). Esse fato inseriu diretamente os Estados Unidos na II Guerra Mundial.

Os Estados Unidos, como represália ao ataque e desfecho da guerra, detonou duas bombas nucleares no território japonês (Hiroxima, Nagasaki).

Com a derrota do Japão na Segunda Guerra, o país assinou um acordo de paz mútua e desmilitarização.

Segundo esse acordo, que vigorava na Constituição, estava proibido o uso da força em conflitos e o estoque de armas nucleares por parte do Japão. O Japão, por sua vez, alterou o foco econômico para o modelo ocidental. Na verdade o acordo de paz mútua foi um termo de rendição.

Milagre Japonês

O Japão, a partir da II Guerra Mundial, atravessou um período de reconstrução e crescimento nunca antes visto, em poucas décadas o Japão já se inseria no conjunto dos países mais ricos e poderosos do mundo. Esse fato foi ocasionado pelos seguintes fatores:

  • Plano Colombo: plano de ajuda americana aos países do Oriente, destruídos pela II Guerra Mundial, política semelhante ao Plano Marshall.
  • Formação de uma poupança interna por parte do povo japonês.
  • Investimentos no setor tecnológico, abrangendo mercado interno e externo.
  • Longas jornadas de trabalho (cerca de 43 horas semanais) associado à relação de crescimento com a empresa. Existe uma fidelidade muito grande do trabalhador para com a empresa (a empresa é a extensão do lar).
  • Amplos investimentos na área de educação, a partir do pós-guerra, principalmente para o ensino técnico e qualificação profissional.

Os resultados atualmente são visíveis:

  • Cerca de 98% dos estudantes cursam o segundo grau e se dirigem para a universidade.
  • Investimento em pesquisa de novas tecnologias, tanto no ligado ao governo, quanto ao capital privado, fazendo o país se destacar nos setores de tecnologia de ponta.

Japão Forte

No plano político, o país é uma monarquia parlamentarista, na qual o primeiro ministro está ligado ao PLD - Partido Liberal Democrático, partido este ligado ao setor industrial japonês. Nos últimos anos houve uma queda do prestígio do partido, ocasionada por denúncias de corrupção.

O Japão apresentou um súbito crescimento, esse crescimento foi desenvolvido pela política de exportação de produtos industrializados (mais caros), pelos salários mais baixos, no início da reconstrução (comparado a outros países capitalistas) e pela quantidade de horas trabalhadas (muito superior a outros países).

Atualmente o Japão apresenta ótimos indicadores econômicos:

  • 1º em expectativa de vida.
  • 1º em alfabetização.
  • Menor taxa de mortalidade infantil.

O Japão é um país que comporta várias sedes de transnacionais, exporta modelos empresariais, linhas de montagem e equipamentos eletrônicos, e compete com outras potências anteriormente hegemônicas.

Possui destaque também na indústria pesqueira e na produção de arroz (rizicultura), subsídios e na rede de transporte ferroviário.

Problemas do Japão

Um dos graves problemas que o país apresenta é a pesada dependência do petróleo e minerais para as indústrias de tecnologia, o que acaba acarretando uma dependência das variações do mercado internacional.

Outro fator preocupante é a pressão demográfica (340 habitantes/ km2), ocasionada pela ocupação humana (cidades superpovoadas).

Esse país localiza-se no Círculo de Fogo do Pacífico, área de grande instabilidade tectônica, sendo constante a atuação de terremotos e vulcões. Um outro aspecto que perturba a população japonesa é a presença constante dos tsunamis (ondas gigantes).

No ano de 1997, atravessou uma crise ocasionada pela crise nos tigres asiáticos: os países que compunham os tigres asiáticos perderam investimentos, ficando sem capital para pagar as dívidas com o Japão, provocando um “calote” bilionário. Com medo

de uma crise maior, os investidores retiram seu dinheiro, ocasionando uma desvalorização do iene e uma crise econômica no país. No início desse século, o Japão tem que combater o mal da crise econômica que o país atravessa, essa desaceleração da economia tem acarretado falências e demissões no país.

É bom saber

O Japão é conhecido como Terra do Sol Nascente.

O Japão é um arquipélago formado por várias ilhas, as 4 mais importantes são: Kyushu, Shikoku, Honshu, Hokkaido. Dentre essas, destaque para Honshu, onde se concentra a maioria da população e onde existe a grande megalópole japonesa (TOKAIDO).

Existem dois pólos industriais no país – Tóquio e Osaka, neles se concentram as indústrias automobilísticas, petroquímicas, mecânicas, de materiais elétricos e de aparelhos eletrônicos.

O Japão possui áreas de planície e áreas montanhosas, como é o caso do Monte Fuji.

No setor industrial, as empresas voltadas ao setor tecnológico foram as que mais se desenvolveram.

O Japão é o grande líder da região do Pacífico, atuando com bastante força para o desenvolvimento da Associação e Cooperação do Pacífico (APEC).

* artigo com base no texto do Prof. Nilton Caetano

—————

Voltar