Movimentos da terra, fuso horário e estações do ano

02/05/2012 15:31

 

 Rotação

É o movimento que a Terra executa em torno de seu eixo, ou seja, em torno de si mesma no sentido oeste-leste. Leva aproximadamente um dia para fazer esse movimento (23 horas, 56 minutos e 4segundos).

Em decorrência do movimento de rotação, há:

- movimento aparente do Sol;

- sucessão de dias e noites;

- horários diferenciados (fusos horários);

 Fuso Horário

Devido ao seu movimento de rotação, a Terra apresenta dias e noites. Como resultado, diversos pontos da superfície terrestre apresentam diferenças de horários. Partindo do princípio de que a Terra é um círculo perfeito, medindo 360o, e de que a rotação terrestre dura 24 horas. Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora - e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário.

A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15º, ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem.

No caso do Brasil, que é um país de grande extensão territorial Leste-Oeste, existem três fusos horários, todos eles atrasados em relação a Greenwich. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal. Ele determina, então, o horário oficial do país, o horário de Brasília.

 Translação

É o movimento da Terra em torno do Sol, com duração de um ano solar ou 365 dias. A cada quatro anos, temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto. O movimento de translação é responsável pela mudança nas estações do ano.

  Estações do ano

Por causa do movimento de translação em cada época do ano a Terra se encontra em uma posição diferente, e essas diferenças dão origem às diferentes estações do ano. 

As estações do ano são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul). Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Da mesma maneira, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. 

Durante o inverno, as noites são tanto mais longas quanto mais o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas diminuírem. Já durante o verão, os dias são tanto mais longos quanto mais o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Por isso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.

As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra. Essas datas recebem a denominação de:

-Equinócio (noites iguais aos dias): marca o começo da primavera e do outono.

-Solstício: marca o inicio do verão (dias mais longo) e do inverno (noites mais longas).

 Períodos das estações do ano no hemisfério sul

- Outono: de 21 de março a 21 de junho

- Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro

- Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro

- Verão: de 21 de dezembro a 21 de março

—————

Voltar