NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

16/09/2011 20:22

Orientação

 O conceito mais apropriado de orientação é direção, rumo, cada uma das orientações  que são marcadas pela Rosa-dos-Ventos.   

 O homem, para se deslocar sobre a superfície da terra, tomou por base o nascer e o pôr  do sol, criando os pontos de orientação.   O conceito de orientação está  associado à  determinação da posição do elemento no espaço geográfico e sua  relação com os pontos cardeais, colaterais e  subcolaterais.

A Rosa-dos-Ventos

é a representação gráfica dos principais pontos  de orientação. É assim chamada por indicar  as diversas direções que o vento pode tomar.

Outros nomes dos pontos cardeais

NORTE: Setentrional e boreal  

SUL: Meridional e austral

LESTE: Oriental e nascente

OESTE: Ocidental e poente

Como se localizar?

Devido à influência que o sol exerce sobre a Terra, o homem passou a observar a sua aparente marcha pelo espaço, fixando a atenção na direção em que ele aparecia diariamente no horizonte. A partir de suas observações, este ponto conhecido como leste, e o ponto em que ele se põe, como oeste.

 Estendendo a mão direita para o leste e a esquerda para o oeste, encontramos mais dois pontos de orientação: o norte, à nossa frente, e o sul, às nossas costas.

Até o século XIII, utilizava-se a orientação astronômica simples, através da localização e posição dos astros, como o Sol, as estrelas, as constelações e a Lua.

A orientação pelas estrelas é distinta nos dois hemisférios.  Assim como o Sol durante o dia, elas parecem deslocar-se de leste para oeste. No hemisfério norte, apenas a ESTRELA POLAR parece estar fixa, pois encontra-se quase diretamente acima do pólo norte.  Portanto, para se determinar a direção do pólo norte, basta traçar uma linha imaginária perpendicular da Estrela Polar à Terra.

No hemisfério sul não existe qualquer estrela que indique a  posição do pólo sul. A orientação do CRUZEIRO DO SUL, devido à sua forma peculiar, é utilizada para a orientação e indicação do pólo sul. Para determinar a direção do pólo sul, basta prolongar quatro vezes o braço maior da cruz e, então, traçar uma linha imaginária, perpendicular  à linha do horizonte, até a Terra.

A Bússola

 Do século XIII ao século XV,acontece a invenção e o predomínio da BÚSSOLA, um prático e  eficiente instrumento de orientação inventado pelos chinenes, que permite traçar o rumo em qualquer  momento de uma viagem. Constitui-se uma agulha imantada que gira sobre um eixo vertical, em um  fundo constituído de um mostrador, como a Rosa-dos-Ventos, com 360º de circunferência (BÚSSOLAS MODERNAS). A agulha imantada da bússola não aponta o norte geográfico, mas sim o pólo magnético  da Terra. É necessário, então, fazer uma correção na direção apontada pela bússola, denominada declinação magnética, que é o ângulo formado pela distância entre o pólo Norte da Terra e o pólo  magnético, indicado pela agulha da bússola.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Utilizando os paralelos e os meridianos podemos, por meio da latitude e da longitude,  determinar a posição exata de um ponto qualquer na Terra.

Paralelos: são círculos imaginários que atravessam  a Terra, paralelamente ao Equador, nos  dois hemisférios. Diminuem de tamanho à medida que se afastam do Equador, até se transformarem  em um ponto nos pólos, a 90º.

Entre os paralelos existem dois círculos mais importantes em cada hemisfério, que são:  

Hemisfério Norte: Trópico de Câncer, a aproximadamente 23º 27’ do Equador; e o Círculo Polar Ártico, distante aproximadamente 66º 30’ do Equador.

Hemisfério Sul: Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico, ambos apresentando a mesma distância aproximadamente do Equador que os seus correspondentes do hemisfério norte.

Latitude:  É a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Equador. Pode ser definida como o ângulo que a vertical desse lugar forma com o plano do Equador.  A latitude pode ser norte ou sul e variar de 0º a 90º. Cada grau divide-se em 60 minutos e cada  minuto em 60 segundos.

Meridianos:  Meridianos são semicircunferências imaginárias traçadas na Terra de pólo, possuindo a mesma extensão, sendo 180º a leste e 180º a oeste de Greenwich.

Longitude:  É a distância em graus entre um ponto da superfície terrestre e o Meridiano Inicial, ou de Greenwich.  A longitude pode ser ocidental ou oriental, variando de 0º a 180º em cada um.

 Através dos paralelos e dos meridianos determinam-se LATITUDE e LONGITUDE e, consequentemente, a posição exata de um ponto qualquer da superfície terrestre. A latitude, e a longitude constituem as COORDENADAS GEOGRÁFICAS.

 

—————

Voltar