Problemas Ambientais Urbanos

04/10/2011 20:37

 

Os problemas ambientais urbanos não são encontrados apenas nas grandes cidades, mas nelas são agravados pela intensa concentração de pessoas e de produção econômica. Os problemas mais comuns são:

1- Poluição Atmosférica

A poluição do ar nas áreas urbano-industriais ocorre devido ao fato de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas.

Outros fatores que também contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes.

Os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões com poucos ventos, nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acumulam-se. Já os espaços desfavoráveis para a concentração da poluição atmosférica são as regiões litorais ou montanhosas, onde o ar é ascendente, nestes locais existe uma menor concentração de poluição.

Nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industrialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam em excesso os automóveis, os CFC’s, etc. No entanto este problema cada vez mais se estende aos países em desenvolvimento, devido a esses países começarem a utilizar cada vez mais automóveis e a ter cada vez mais fábricas.

2-As consequências da poluição atmosférica

O Smog: define-se como uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbano-industriais. O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada. As consequências do Smog são:

  • A inversão térmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande resfriamento noturno.
  • O Smog provoca diretamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos.
  • A concentração de fumos à superfície.

As Chuvas Ácidas: As chuvas ácidas formam-se coma liberação gases como o dióxido de enxofre (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. A combinação destes gases com o oxigênio e o vapor de água contido nas nuvens, dá origem a ácido sulfúrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.

Com a precipitação, as chuvas ácidas originam  a acidificação dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as espécies de árvores e plantas que vão nascer. Outra consequência é a destruição da vegetação e a contaminação da água, que é muito prejudicial para a vegetação assim como para os animais.

As chuvas ácidas embora afetem mais as regiões industrializadas da América do Norte (EUA e Canadá) e da Europa (Alemanha, Áustria, Polónia, República Checa, Escandinávia), devido à emissão de dióxido de enxofre e à queima de petróleo e carvão, são um problema global visto que os ventos transportam as partículas poluentes.

O Efeito de Estufa: Uma das consequências da poluição atmosférica é o Efeito de Estufa. O sol é constituído por radiações ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam à superfície, pois a mesma absorve, difunde e reflete parte dessa radiação (função de filtro).

A crescente emissão de dióxido de carbono é prejudicial, pois o CO2 permite a passagem da radiação solar para  terra, mas depois funciona como uma barreira, não deixando sair o calor que é refletido pela superfície terrestre, então o calor fica concentrado formando o Efeito de Estufa.

Este fenômeno atinge mais os países desenvolvidos, por serem os maiores emissores de dióxido de carbono.

Na atualidade as regiões menos desenvolvidas e industrializadas também são afetadas por este problema, devido à queima das florestas tropicais e fenômenos naturais (erupções vulcânicas). Este processo tem duas consequências:

  • O aquecimento global do planeta, o que pode provocar a fusão do gelo das regiões polares e a subida dos oceanos, com a submersão das regiões litorais.
  • Alterações climatéricas que poderão acelerar o avanço da dos desertos (desertificação).

A destruição da camada de ozônio: A existência de ozônio na estratosfera é vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. O ozônio é assim indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta, embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente. A destruição da camada de ozônio provoca variações do clima (aquecimento global) e poderá acabar com a vida na terra.

Tem-se assistido à destruição da camada de ozônio, ou seja, o aumento do “buraco” na camada de ozônio, esta situação é mais preocupante nos polos, pois se corre o risco de derreter os polos, aumentando desta forma o nível médio das águas do mar. Atualmente tenta-se substituir os CFC (muito prejudiciais para a camada de ozônio), por outros que não provoquem danos ambientais.

3-Poluição das águas

A água é um dos mais essenciais recursos naturais para os seres vivos. Além de ser vital para a manutenção da vida, o domínio da água permitiu que o homem aprendesse a plantar, criar animais para seu sustento, a gerar energia, etc. Uma evidência da importância da água é o fato de que o homem sempre procurou morar perto de rios e regiões de lagos.

A água pode ser contaminada de muitas maneiras:

  • Pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;
  • Pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;
  • Pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;
  • Pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;
  • Pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustíveis;
  • Pelos resíduos nucleares radioativos, depositados no fundo do mar;
  • Pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.

Uma das soluções para esse problema é o tratamento de esgotos antes de lançá-lo nos rios e mares, diminuindo as substâncias tóxicas e patogênicas presentes na água. Além de evitar, ou no mínimo, diminuir a emissão de agentes poluentes, é necessário preservar e proteger os mananciais existentes.

4-Poluição sonora ou visual

A poluição sonora e visual também contribui de forma negativa, produzindo sérios problemas nos grandes centros urbanos do país. 

A poluição sonora tem vários fatores desencadeantes que fazem parte dos fluxos urbanos, o barulho é emitido principalmente por veículos automotores (caminhão, ônibus, carros e motos), na construção civil na qual os trabalhadores produzem sons o tempo todo e por vendedores ambulantes.

Esse conjunto de emissores de sons funcionando simultaneamente alcança elevados índices, apesar das pessoas não terem conhecimento e muitas vezes não perceberem, devido ao convívio diário com o barulho, esse pode causar problemas de saúde, como neurose e a perda gradativa da audição.

A poluição visual não causa doenças, porém esteticamente é ruim para a cidade. A poluição visual é resultado essencialmente da imensa quantidade de anúncios publicitários que quase sempre são extravagantes.

Ocasionalmente, esses anúncios tendem a apresentar preconceito em relação às mulheres, os índios, os negros ou aqueles que apresentam orientações sexuais diferentes da heterossexual. 
Além disso, as propagandas ostentam produtos inacessíveis à grande parte da população, tais como mansões e carros importados, iates, roupas de grife, restaurantes finos, além de produtos prejudiciais a saúde como cigarros, bebidas, inseticidas entre outro.

 

—————

Voltar