Redação do Enem 2012

01/08/2012 12:22

O Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta segunda-feira o guia de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. No guia, o MEC dá orientações sobre a redação e explica aos candidatos a metodologia de correção na edição deste ano do exame, que será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro. Em maio, o ministério já havia anunciado mudanças nos critérios de correção da redação em relação à última edição do Enem. O documento pode ser baixado aqui.

A nota da redação, que vai de zero a 1000, é calculada a partir da avaliação de dois corretores diferentes. No Enem deste ano, se a diferença entre os dois for superior a 200 pontos, um terceiro corretor será chamado. Se mesmo assim a diferença persistir, a correção será feita por uma banca com três membros.

No Enem de 2011, um terceiro corretor foi chamado apenas quando a diferença era superior a 300 pontos. É a segunda redução feita pelo MEC, uma vez que a diferença mínima era de 500 ponto até 2010. Além disso, até o ano passado o terceiro corretor era a instância final, não havendo a possibilidade de uma nova avaliação por uma banca caso a diferença persistisse. A mesma regra também vai valer caso haja uma diferença superior a 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências que compõem a redação. Cada uma das cinco competências vale 200 pontos e a soma delas totaliza os mil pontos da nota máxima da redação. 

Quando as mudanças foram anunciadas em maio, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que as mudanças permitirão aperfeiçoar o exame. Nesta segunda, ele disse que os avaliadores da prova também serão qualificados, a fim de tornar a correção mais homogênea. Nós vamos ter um processo de formação para os avaliadores, para que tenhamos o padrão mais homogêneo possível numa correção que é subjetiva - disse o ministro. 

Inicialmente serão 1,7 milhão de cópias, para distribuição em setembro nas escolas públicas brasileiras. Desse total, 1,6 milhão serão entregues para os alunos, e o restante para os professores. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, o objetivo do guia é tornar transparentes os critérios de correção. 

O ministério informou que haverá cópias ampliadas (6,6 mil) e em Braille (579 cópias) para deficientes visuais. Um versão em PDF também já está disponível no site do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O guia também traz algumas redações que tiraram a nota máxima no Enem 2011, com comentários.


Fonte: O Globo

—————

Voltar