Ufrj e Enem

10/10/2011 21:43

saiu no jornal O Globo hoje:

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) usará pesos diferentes nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2011 para o acesso a seus cursos de graduação neste ano. A prova de redação terá peso 3 para todos os candidatos, que deverão tirar uma nota mínima de 300 para não serem eliminados do concurso.

Quem zerar alguma das outras provas também estará fora da disputa. O exame nacional é dividido em quatro grandes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias, além da redação.

 

A UFRJ definiu pesos diferenciados para cada área do Enem, de acordo com os cursos. No caso de Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Engenharias, Estatística, Matemática e Química Industrial, a prova de Matemática terá peso 4. Para os cursos de Ciências Econômicas, Geologia e Meteorologia, o peso será 3.

 

Já a prova de Ciências da Natureza, terá peso 4 para todas as Engenharias e Química Industrial, e para Geologia, peso 3. Nos cursos da área de Humanas, os exames de Ciências Humanas e Linguagens terão peso 2, cada um. Em caso de empate, será levada em conta primeiro a maior nota na redação e depois a maior nota da prova de Linguagens.

 

A pontuação final, utilizada pela UFRJ para classificar os candidatos, será dada pela soma das cinco notas do Enem 2011 multiplicadas pelos seus respectivos pesos. Por exemplo: um estudante que concorrer a uma vaga para Engenharia deverá multiplicar sua nota de redação por três e suas notas de Matemática e Ciências da Natureza por quatro. Em seguida, deve somá-las com as pontuações em Linguagens e em Ciências Humanas, para obter a sua nota final.

 

O cálculo é diferente do feito pelo Inep na divulgação da média das escolas no Enem. Neste caso, a redação vale me tade da nota global , enquanto a média aritmética das provas objetivas vale a outra metade.

 

As informações estão no edital de acesso aos cursos de graduação da UFRJ, disponível aqui . Segundo Luiz Otávio Langlois, coordenador de vestibular da universidade, a decisão de adotar diferentes pesos para as provas do Enem foi tomada em conjunto pelo Conselho de Ensino e Graduação (CEG) e as respectivas unidades.

 

- O peso de cada prova foi definido a partir da solicitação das unidades para cada curso. Já o peso da redação foi uma decisão do CEG para valorizar a prova escrita e avaliar de alguma maneira a capacidade de escrever e se expressar do candidato - explicou Langlois.

 

 

—————

Voltar